
A gravação de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band durou 129 dias e contou com mais de 700 horas de gravações. Foi lançado em 1 de junho de 1967 na Inglaterra e um dia depois nos EUA. Conta com 13 faixas que esmiuçaremos a seguir:
Lado A
01 - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Lennon/McCartney) – 2’:02” - O álbum começa da perspectiva do público, com ruídos e falatório até que surgem os 1ºs acodes da Banda do Sargento Pimenta. A música é mesmo como se a banda tivesse se apresentando ao ouvinte. Apresenta também o personagem (ou seria o sósia de Paul?) Billy Shears.
02 – With a Little Help from My Friends (Lennon/McCartney) – 2’:44” - Logo a seguir, sem pausa ou silêncio, Billy Shears (Ringo Starr) começa cantando a música. Dizem que Lennon fez a maior parte da musica tendo Paul apenas colaborado. Fala sobre a amizade, como os amigos ajudam uns ao outros . Joe Cocker gravou-a um ano depois ficando em 1º lugar nas paradas de sucesso. Essa versão tabém foi abertura do seriado “Anos Incríveis”. A música é bem legal, o que estraga é a voz de Ringo.
03 – Lucy in the Sky with Diamonds (Lennon/McCartney) – 3’:28” – Música é somente de John, mas como corriqueiramente acontece, é atribuída a dupla Lennon/McCartney. Essa canção gerou muita polêmica devido ás suas iniciais, LSD, e considerada uma apologia ao entorpecente. Por mais que Lennon tivesse desmentido, dizendo que era alusão a um desenho de seu filho, Julian, a faixa foi banida da BBC. Anos depois Paul declarou que era mesmo sobre LSD. De qualquer forma, na minha opinião é a melhor música do disco. A mais psicodélica. Sem nexo. Me faz viajar sem LSD. Acho que nesse ponto, não tem mais nada a ver com a banda do Sgt. Pepper. Acho que aqui eles mandaram o personagem embora.
04 – Getting Better(Lennon/McCartney) – 2’:47” - Música composta por Paul, mas com ajuda substancial na letra de John. A gravação desta faixa tem início em 9 de março de 1967 e termina em 23 do mesmo mês. Guitarra constante e alta. É uma música tão feliz. Te deixa mesmo pra cima. Uma ode a mudança para melhor. Tem também um instrumento indiano, chamado tambura. Dá pra se ouvir bem claramente a partir de 1:37. Dizem que Getting Better era uma frase muito usada por Jimmy Nicoll, um baterista que uma vez substituiu Ringo, que teve crise de amidalite e não pode tocar. Em apenas um dia, Nicoll teve que aprender todas as músicas e sempre que perguntado como estava indo respondia: “Está Melhorando!” (Getting Better). McCartney: voz principal e baixo; Lennon: vocal e guitarra base; Harrison: vocal, guitarra solo e tambura; Starr: bateria; Gorge Martin: piano (diretamente nas cordas, sem usar as teclas).
05 – Fixing a Hole (Lennon/McCartney) – 2’:36” – Essa música foi apontada como fazendo referência à heroína, mas nunca foi confirmado. É uma boa música.
06 – She’s Leaving Home (Lennon/McCartney) – 3’:35” – A canção é praticamente composta sozinha por Paul. Ele idealizou a canção quando, lendo um jornal, viu a notícia de uma jovem de 17 anos que fugira de casa. Seu pai se lamentava dizendo não saber o motivo da filha ter fugido, pois ela tinha tudo em casa. Paul fez toda a parte refazendo os passos da jovem ao sair de casa, enquanto John idealizou o refrão choroso simbolizando os pais da menina. O Coro do refrão é tão triste, tão triste! A gravação desta canção começou em 17 de março de 1967 e terminou em 23 do mesmo mês. No primeiro dia foi gravado a orquestra. No dia20 foi gravada as vozes, o coro e o refrão. Uma novidade é que nessa canção nenhum beatle toca instrumento algum. Tudo fica por conta da orquestra contratada. Lennon e McCartney: vocais; Erich Gruenberg, Derek Jacobs, Trevor Williams, José Luis Garcia: violinos; John Underwood, Stephen Shingles: violas; Dennis Vigay, Alan Dalziel: violoncellos; Gordon Pearce: contrabaixos e Sheila Bromberg: harpa.
07 – Being for the Benefith of Mr. Kite! (Lennon/McCartney) – 2’:37” – Música composta por Lennon, que se inspirou em um cartaz circence do século XIX, mais precisamente de 1843. Toda a atmosfera da música remete a circo. Incrível o arranjo. Com clavicórdio e órgãos e a bateria sensacional.
Lado B
01 – Within Tou Without You (George Harrison) – 5’:05” – Mostra a total influência de Harrison com a índia, meditações e afins.George usa sua sitar com escalas orientais. A música toda é orientalizada. Dos Beatles, só Harrison participa da gravação. De resto, todos os outros músicos são indianos. A música fala de Deus, amor....coisas transcendentais. A música é baseada em músicas de Ravi Shankar. Eu particularmente acho meio chatinha de se ouvir.
02 – When I’m Sixty-Four (Lennon/McCartney) – 2’:37” – McCartney fez essa música com apenas 14 anos. Mostra o processo de envelhecimento humano e fala de amor eterno. Tem um clima meio cabaret dos anos 20 com clarinetes e tubas. Foi a primeira música a ser gravada. Ingênua, mas muito legal!
03 – Lovely Rita (Lennon/McCartney) – 2’:42” –Conta a história de uma controladora de parquímetros, a Rita. É a mais pop do disco. Ótima melodia, adoro o solo de piano!
04 – Goog Morning Good Morning (Lennon/McCartney) – 2’:41” – A música foi idéia de John, inspirada na caixa de cereal Kellogg's, que tem um galo na capa. Após o galo cantar a frase “good morning” parece um relógio cuco. No fim tem o som de um monte de animais. Dizem que é como se um tivesse comendo o outro. Bem isso eu não sei.
05 - Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Lennon/McCartney) – 1’:18” – Sugestão de Neil Aspinal para que eles fechassem o disco com a mesma música em tom de despedida. Tal idéia foi prontamente aceita. McCartney compôs essa última parte, como se a banda do Sgt. Pimenta estivesse indo embora. Era para ser a última música do disco, mas o 4 rapazes de Liverpool acharam os últimos acordes de A Day In The Life tão definitivos que a Reprise de Sgt. Pepper's acabou sendo a penúltima. Com uma pegada muito mais rock que a primeira versão, a música termina com aplausos. E mais uma vez sem espaço ou silêncio começa a canção seguinte. Paul McCartney: vocal e baixo; John Lennon :vocal e guitarra base; George Harrison: vocal e guitarra; Ringo Starr: vocal e bateria.
06 – A Day in The Life (Lennon/McCartney) – 5’:34” – Essa é uma parceria da dupla mais famosa do mundo. A letra é baseada em notícias de jornal e suas reflexões. Uma parte foi feita por Lennon e outra por McCartney. John tinha o início e o fim da música. Paul completou o miolo da canção, uma música que havia composto, sem início nem fim. O encaixe perfeito. A gravação começou em 19 de janeiro de 1967 com o início e o fim da música, feita por John. Uma das melhores músicas do álbum na minha concepção. John Lennon: vocais, violão, guitarra, piano; Paul McCartney: vocais, piano, baixo; George Harrison: guitarra; Ringo Starr: bateria, piano (acorde final); George Martin: harmonium; Erich Gruenberg, Granville Jones, Bill Monro, Jurgen Hess, Hans Geiger, D. Bradley, Lionel Bentley, David McCallum, Donald Weekes, Henry Datyner, Sidney Sax, Ernest Scott, John Underwood: violinos; Gwynne Edwards, Bernard Davis, John Meek: violas; Francisco Gabarro, Dennis Vigay, Alan Dalziel, Alex Nifosi: violoncelos; Cyril MacArther, Gordon Pearce: contrabaixos; John Marson: harpa; Roger Lord: trompa; Cliford Seville, David Sanderman: flautas; David Mason: trompete; Monty Montgomery, Harold Jackson: trompetes; Raymond Brown, Raymond Premru, T. Moore: trombones; Michael Barnes: tuba; Basil Tschaikov, Jack Brymer: clarinets;N. Fawcett, Alfred Waters: fagotes; Alan Civil, Neil Sanders: trombetas; Tristan Fry: tímpano, percussão.
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