2 de mai. de 2008

Pet Sounds

Pet sound foi composto quase em sua totalidade por Brian Wilson. Por isso, é um álbum muito pessoal, intimista e cuja proposta era totalmente contrária às canções que o grupo fizera até então. Os outros integrantes do grupo, em especial o vocalista Mike Love, foram contrários ao álbum. Inclusive a gravadora da banda, Capitol, teve dúvidas em lançar Pet Sound. Mas em 16 de maio de 1966, o álbum foi lançado.

A música dos Beach Boys, desde do início dos anos 60, era muito melódica e se destacava por suas harmonias vocais, marca do grupo. Contudo, comovido pelas composições dos Beatles, Brian Wilson quis dar um passo a frente e fazer um disco mais pessoal . Negócio arriscado. Brian concentrou-se em suas experiências pessoais e junto com Tony Acher, começou a compor as canções que romperiam com tudo o que o grupo tinha feito antes. Inclusive, Brian considerou a hipótese de fazer um trabalho solo, nesse momento.

Pet Sounds conta com a participação de músicos contratados, já que os outros Beach Boys contribuíram muito pouco para a parte instrumental. Concentraram-se mais na parte vocal. Pela primeira vez, Wilson se sentia satisfeito com um trabalho. Mas o álbum não teve o sucesso que o grupo estava acostumado. Foi um grande fracasso comercial. Mas uma obra que segundo McCartney foi o melhor disco vocal jamais gravado. E ainda teria servido de inspiração para Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, obra máxima dos Beatles.

Realmente Paul tem razão. O Ponto alto do disco é realmente os arranjos vocais. No cd há takes de voz. Bem legais. Curioso perceber que outra banda cujos arranjos vocais são marca registrada, The Mamas and The Papas, lança sei primeiro disco, If You Can Belive Your Eyes and Ears, justamente em 1966.

Baladas, folk e paqueras leves com Rock, tudo recheado de harmonias vocais; depois do fracasso inicial, Pet Sounds, com o tempo, foi ganhando prestígio e hoje em dia é apontado como um dos álbuns mais influentes de todos os tempos.

O disco foi gravado em mono, como todos os discos dos Beach Boys, devido a surdez de um ouvido de Brian Wilson. Por várias vezes se tentou reeditar Pet Sounds em estéreo, mas os fãs sempre põem resistência. O porquê eu não sei. Seria realmente maravilhoso ouvir as vozes em estéreo.

Eis Faixa a Faixa:

Lado A

01 – Wouldn’t it Be Nice (Brian Wilson/Tony Asher) - Bonitinha, fofinha!


02 – You Still Believe in Me (Brian Wilson/Tony Asher) - Parece música de natal

03 – That’s Not Me (Brian Wilson/Tony Asher) - Melodia legal e bons arranjos vocais

04 – Don’t Talk (Put Your Head on My Shoulder) (Brian Wilson/Tony Asher) - Muito lenta, parece que tem alguém morrendo. A única coisa boa é o refrão.

05 – I’m waiting for the Day (Brian Wilson/Mike Love) - Bonitinha. Bem seiscentista, mas com algo um pouco diferente.

06 – Let’s Go Away For A While (Brian Wilson) - Instrumental. Trilha sonora de filme de amor.

07 – Sloop John B. (Trad.: Brian Wilson) - Melodia legal.


Lado B

01 – God Only Know (Brian Wilson/Tony Asher) - Outra música bem seiscentista, romântica. Muito fofa.


02 – I know there’s An Answer (Brian Wilson/Terry Sachen) - Parece que já ouvi essa musica no disco.

03 – Here Today (Brian Wilson/Tony Asher) - De novo parece que eu já ouvi nesse disco. Tem uma parte maneira.

04 – I Just Wasn’t Made for These Times (Brian Wilson/Tony Asher) - Outra musica arrastada.

05 – Pet Sounds (Brian Wilson) - Instrumental. Pra se ouvir fazendo alguma coisa.

06 – Caroline No (Brian Wilson/Tony Asher) - Outra música arrastada e que parece que já ouvi nesse disco. Mas é bonitinha. Gostei do final.

Nenhum comentário: