5 de mar. de 2008

Ditadura da Maioria

Tava aqui pensando com meus botões e percebi que a sociedade, qualquer sociedade no mundo vive num regime de ditadura social. O que eu quero dizer com isso? Bem, como diria Jack, o Estripador: “vamos por partes”.

Qual a definição de ditadura? Ditadura, por definição é um sistema político autoritário, em que o poder se concentra em uma pessoa ou um grupo de pessoas que exercem tal poder de forma absoluta, passando por cima das liberdades individuais do cidadão.

Eu penso assim: Hoje e em todas as épocas da história, um grupo de pessoas passou ou passa por cima das liberdades individuais dos outros. Em todas as eras, existiram minorias que lutaram para ter voz ou para fazer valer seu ponto de vista.

Dito isto, será que esse grupo de pessoas não podem ser a maioria? Acho que sim. Acho que a maioria é ditadora, uma vez que passam por cima das liberdades individuais das pessoas. Eu me sinto lesada em minha individualidade quando tenho que vender minha força de trabalho, para ter algum dinheiro para sobreviver. Sinto-me lesada quando tenho que me submeter a um sistema em que tenho que ter um pedaço de papel, timbrado e feito somente por um órgão (Banco Central) para poder comprar coisas. Sinto-me lesada quando porque esse papel vale mais do que as capacidades individuais. Sinto-me lesada, porque mesmo sem querer fazer parte desta sociedade, tenho que me submeter a ela. Sinto-me lesada porque não posso fugir para um lugar onde um pedaço de papel valha mais do que a mim mesma, sem que eu seja tida como indigente ou como louca. Sinto-me lesada, porque não posso ter uma casa ou qualquer outro tipo de moradia, que não a rua, se não pagar por isso.

Antes que me perguntes, não, não sou comunista. Não acho que uma revolução vá preencher esse erro da sociedade, porque o ponto principal aqui, não é o regime econômico vigente, e sim a indignação por ser submetida a um regime ditatorial, onde a maioria manda. Não é só no quesito econômico, é também no social. Porque eu tenho que me vestir de acordo com a moda? Porque eu não posso usar algo que me agrade sem que as pessoas na rua olhem de forma estranha? Enfim...é tudo.

O problema é que uma vez que a maioria se torne minoria, outra maioria surge com novos modelos a serem seguidos e um novo regime ditatorial surgirá. Infelizmente, não temos por onde fugir. Ou nos adequamos à maioria, ou seremos loucos e artistas!